Sunday, April 5, 2015

A PASSAGEM PARA UMA NOVA VIDA

a PASSAGEM PARA UMA NOVA VIDA

A Páscoa é uma das datas mais significativas do calendário religioso. Na antiguidade ela era comemorada pelos judeus, depois assumiu nova dimensão a partir da crucificação de Jesus Cristo. Páscoa do latim ‘paschalis’ deriva da palavra hebraica ‘Pesach’, significando passagem.
Apesar dos ritos distintos para ambas as crenças a data celebra a passagem para uma nova vida, reavivando ainda mais a esperança e a fé dos fiéis em Cristo e aos seus ensinamentos.
No Antigo Testamento, a Páscoa judaica foi instituída na época de Moisés, sendo uma festa comemorativa feita a Deus, em agradecimento a libertação do povo de Israel, depois de vários anos em escravidão. Já no Novo Testamento, ela lembra a ressurreição de Jesus Cristo, o Messias, após o terrível flagelo que sofreu…
Se formos analisar a Páscoa, ela não deve ser uma liturgia fúnebre, onde reina a tristeza e a dor. Mas sim, uma celebração da vida e de esperança naquele que com toda a sua humildade se sujeitou a dar sua própria vida por todos nós.
Devemos também pensar que essa esperança não deve ficar alienada só na Semana Santa, onde a dor do Mestre Jesus é reavivada desde o Monte das Oliveiras até o Calvário. Mas sim, nos unirmos no poder que foi dado a Jesus, procurando seguir sempre seus ensinamentos e seus passos. E jamais nos esquecer: ele sempre se preocupou com seus filhos, mesmo após sua ressurreição ele nunca nos desamparou. O que vemos em Mateus quando ele apareceu aos seus discípulos dizendo: “Todo poder me foi dado no céu e na terra; ide, fazei discípulos meus todos os meus povos, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo, instruindo-os a observar todos os meus ensinamentos, pois eu estarei com vocês, todos os dias, até o fim do mundo”.
Fontes de consulta: algumas sugestões da Bíblia Sagrada e da enciclopédia livre


0 comments:

Post a Comment